Geologia

Conteúdos da disciplina / slides das aulas

Ementa da disciplina

1. Introdução à Geologia: Definição e objetivos da Geologia. História e evolução da Geologia como ciência. Métodos e técnicas de estudo geológico.

2. Geologia Histórica: Tempo geológico e a evolução da Terra ao longo do tempo. Princípios de Estratigrafia. Deriva continental, Expansão dos fundos oceânicos e Tectônica de placas. Alguns eventos geológicos significativos.

3. Geologia Estrutural: Deformações da crosta. Estilos tectônicos. Terremoto e vulcanismo. Diastrofismo. Classificação de falhas e dobras. Mapas e perfis geológicos

4. Mineralogia e Petrologia: Minerais. Classificações dos minerais. Rochas. Tipos de rochas. Ciclo das rochas.

5. Geologia do BrasilEscudos cristalinos. Bacias sedimentares. Tectonismo e vulcanismo. Paraná.
 
6. Geologia e sociedade: Recursos minerais e energéticos. Água e recursos hídricos. Riscos geológicos. Geodiversidade e patrimônio geológico. Geoturismo.

Avaliações

São três avaliações:

    1. Resenha do texto "Geologia como uma ciência histórica da natureza" (individual): leia com atenção e utilize este MODELO DE RESENHA. Ler o texto indicado e elaborar uma RESENHA DESCRITIVA (semelhante ao resumo, pois não apresenta juízo de valor nem interpretações críticas sobre o texto-fonte). Enviar a resenha em formato PDF por meio do formulário. Atentar-se para os seguintes pontos do texto:

  • As diferenças entre objeto da Geologia e objeto de investigação da Geologia;
  • O que significa afirmar que a Geologia é uma ciência histórica da natureza;
  • A classificação das ciências geológicas.
    2. Plano de aula, elaboração e apresentação de um recurso didático sobre um conteúdo de Geologia (individual ou em dupla): escolha um dos conteúdos trabalhados na disciplina para elaborar um plano de aula para a Educação Básica. Para orientar a elaboração do plano, leia o texto "Plano de aula - conceito e metodologia". Além disso, elabore um recurso didático que seria utilizado na aula. Envie todo o trabalho em formato PDF pelo formulário. Preste atenção aos seguintes pontos:
  • Elementos conceituais do plano de aula (conforme o texto de referência);
  • Adequação do conteúdo escolhido ao ano/série da Educação Básica;
  • Duração da aula;
  • Inserção do recurso didático elaborado no plano de aula. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.